quinta-feira, 2 de junho de 2011

UM TESTEMUNHO REAL

O meu avô João Soares Pinto Castanheiro nasceu em 1934, como muitas pessoas na altura só tiveram a educação que os pais lhe puderam proporcionar, ou seja uma escolaridade até á 4ª classe (actual 4º ano). Com apenas nove anos e depois de ter concluído a 4ª classe, o meu avô foi trabalhar para a Izidoro que é uma fábrica/matadouro que produzia carnes enlatadas, ele trabalhou como lateiro até aos seus 16 anos quando decidiu que queria seguir a profissão do irmão que era picheleiro e funileiro. Até aos 18 anos o meu avô aprendeu tudo o que tinha a aprender com o seu irmão. Tinha chegado a hora de ir fazer a recruta na tropa que na altura durava dois anos e meio. A área de combate em que o meu avô se especializou foi na artilharia, nas comunicações de coordenadas via rádio aos colegas a manusear as armas anti-aéreas. Durante a sua recruta no exército ele ainda se reportou várias vezes ao dever, fazendo o transporte de alguns soldados desertores para o tribunal de guerra. Entre isto e o ajudar o meu tio-avô nas obras o meu avô já tinha por volta dos 22 anos. Nesta altura o meu avô decidiu trabalhar com o seu irmão a tempo inteiro.  Algum tempo passado o meu avô já era casado faleceram lhe os pais, e foi assim que ele fez uma escolha que lhe mudou a vida profissional. Vendeu a sua parte de terrenos da herança pois se continuasse lá continuaria a pagar ao irmão e irmã renda de uso da oficina. Usou então  este dinheiro para mudar da rua Miguel Bombarda (onde era a casa dos pais e local de trabalho) para uma pequena oficina no Beco do Carapau.
O dinheiro restante usou para comprar o terreno onde até agora continua a ser a casa onde a nossa família mora desde 1976.
Com a crise da construção civil de 1982 que afectou todo o país, Montijo não excluído pois continuava a ser uma cidade em expansão demasiadamente rápida. Hoje o meu avô tem 76 anos e continua a ser quase tão activo como á 30 anos. Eu não fiz uma entrevista ao meu avô não tinha perguntas preparadas só perguntei se ele me contava as suas histórias.



Trabalho realizado:


João Carlos Nº 18
Débora Guerreiro Nº 10
Ema Lopes Nº 13
Ana Mafalda Nº 2
8ºI

GALERIA MUNICIPAL



O 1º edifício onde estava a Câmara é agora a Galeria Assembleia Municipal na Rua Almirante Cândido Reis.
Prédio actualmente na Rua Almirante Cândido Reis, construção que remonta a 1816, estiveram anteriormente instalados os Passos do Concelho, é uma construção de dois pisos onde também funciona actualmente a Assembleia Municipal

trabalho realizado por:

Beatriz Sousa

Carolina Martins

Catarina Santos

Sara Estadão